domingo, 1 de agosto de 2010

Como ministrar a Palavra de Deus aos pequenos


· Nunca se esqueça de orar e pedir Unção e Graça ao Senhor antes de preparar a mensagem, pois são almas pelas quais o Senhor Jesus morreu também.
· Nunca devemos tratar a criança como um adulto pequeno, ela tem seu tempo de aprendizagem, seu tempo próprio para tudo, não podemos apressá-la.
· Não polua o ambiente da aprendizagem, com cartazes em excesso, exagerar no visual só vai irritar a criança,
· No momento de contar uma historia, não devemos ler para criança, pois ela cansa e logo perde o interesse, antes de contar se exauste da historia para contar com gestos, sons com a boca, isso chama e prende a atenção da criança.
· Seja expressivo no momento do conto, e nunca esqueça que você está contanto um fato bíblico, portanto verídico.
· Use a Bíblia, mesmo que você saiba a historia decorada, leia antes a Bíblia e em seguida, conte com precisão, energia, alegria, empenho, gosto, mostre verdade no que fala, assim ela ficará interessada e sempre vai querer ouvir historias daquele livro maravilhoso.
· Ao contar uma historia de cunho moral, procure sempre algo não muito fantasioso, como contos da Disney ou Harry Poter ou algo do imaginário da criança, favoreça o conhecimento com algo mais substancioso, pesquise e encontrará historias que poderá ajudar, vá a uma livraria que trabalha com crianças, leia livros interessante e faça adaptações, livros missionários como “Senhores da Terra” (Don Richardson), “Por esta Cruz te matarei” (Bruce Olson), faça adaptações e transmita para a linguagem dos pequenos.
· Nunca esqueça e direcionar sua historia bíblica para os que ainda não conhecem Jesus e sempre faça o apelo.